Onde você descobre as coisas mais legais do mundo…

Inovação: Jovem de 15 anos cria exame de baixo custo para HIV!

Oi gente! Hoje trago-lhes uma notícia empolgante! Normalmente, adolescentes de 15 anos estão preocupadas com suas festas de debutantes, homenagens para as amigas e, é claro, com meninos, porém Nicole Ticea é diferente.

Ela utilizou todo o seu tempo e energia dentro de um laboratório para criar algo revolucionário: um teste de HIV que custasse pouco, facilitando o acesso ao exame e fazendo com que o diagnóstico desta grave doença seja feito logo de início. Normalmente, o exame para HIV é bastante caro e como a doença tem seus maiores índices em países ainda em desenvolvimento, sua nova alternativa poderá salvar muitas vidas.

exame-para-hiv-criado-por-adolecente-escrito-no-jardim-3

O teste de Nicole é bastante simples e funciona como um exame de sangue comum feito por diabéticos, basta você fazer um furo em seu dedo e colocar uma gota de seu sangue sobre um chip. O exame é capaz de localizar o vírus em adolescentes menores de 18 anos e em adultos cuja doença tenha sido contraria em até três meses, o mais importante é o valor: o exame tem um custo de apenas 5 dólares!

“Tive a ideia de desenvolver uma nova técnica de amplificação do ácido nucleico isotérmico adaptado para diagnóstico do HIV, pensando em locais de poucos recursos. Então, desenvolvi uma proposta de projeto e enviei ao maior número de pesquisadores possível; quando se trata de encontrar um mentor, persistência é a chave!”, diz Nicole.

exame-para-hiv-criado-por-adolecente-escrito-no-jardim-2

Com sua inovadora invenção, a jovem ganhou o maior prêmio da feira de ciências nacional do Canadá e também ganhou 50 mil dólares com possibilidade de extensão de até 100 mil como premio da 2015 Intel Foundation Young Scientist Award. Nicole quer fazer alguma coisa que possa verdadeiramente mudar a vida das pessoas para melhor, e com certeza ela está no caminho certo. Incrível, não acha? Comente!

Últimas matérias

5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *