Onde você descobre as coisas mais legais do mundo…

Histórico: Hoje fazem 104 anos que Mona Lisa foi descaradamente roubada do Museu do Louvre

Hoje fazem exatos 104 anos que ocorreu um fato extremamente inusitado no Museu do Louve, em Paris. Acontece que um pintor estava montando seu cavalete próximo a magnífica obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, quando percebeu que simplesmente a pintura havia sumido, não estava mais lá.

No dia anterior Vincenzo Peruggia simplesmente entrou no museu, tirou Mona Lisa da parede, a escondeu sob suas vestes e foi embora, fácil assim. Sendo considerado um dos roubos mais ‘descarados’ da história, o sumiço da obra apavorou toda a França, inclusive surgiram inúmeras teorias sobre o que teria acontecido ao quadro.

roubo-de-mona-lisa-louvre-escrito-no-jardim

Muitos acreditavam que um ladrão profissional jamais faria um furto destes, já que seria extremamente difícil vender a pintura sem levantar suspeitas, a suspeita que mais se espalhava era de que os alemães teriam feito isto para humilhar toda a França. Depois de dois anos sem nenhuma pista sequer, um negociante de arte italiano chamado Alfredo Geri recebeu uma carta escrita por alguém chamado Leonardo. Este dizia que a grande obra estava na Itália em Florença, e que queria um resgate em dinheiro pela obra.

Assim, foi organizado um plano onde, assim que Peruggia tentasse receber o dinheiro, seria capturado. Descobriu-se que este homem era um antigo funcionário do Louvre que acreditava que deveria vingar a Itália roubando Mona Lisa. Perugia tinha antecedentes, tendo inclusive sido condenado por roubos anteriores, ele também possuía uma lista de colecionadores de arte que apontavam que o homem era extremamente ganancioso.

roubo-de-mona-lisa-louvre-escrito-no-jardim-3

Vincenzo Peruggia foi condenado a 5 anos de prisão, ele também serviu ao exército italiano durante a Primeira Guerra Mundial. Já Mona Lisa, voltou ao Museu do Louvre onde se mantem até hoje, cercada por um intenso esquema de segurança. Gostou de conhecer esta bizarra história? Comente! 😉

Últimas matérias

6 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *